domingo, 7 de abril de 2013

Motivações corretas para casar




    1. Casando vou honrar a Deus” essa deve ser a primeira motivação, pois é santa e verdadeira. O casamento honra a Deus e Deus honra aqueles que desejam casar em sua presença.

2.     “Casando eu vou suprir minhas carências emocionais” – Muitos jovens, principalmente meninas, casam por carência. E carência emocional sempre vai lhe causar danos. Antes de casar você precisa entregar suas carências e se suprir em Deus. Por exemplo, algumas meninas se envolvem com homens bem mais velhos, pois são carentes de um pai. Esse homem nunca poderá ser seu pai, mas no máximo um marido. E mais para frente você poderá decepcionar-se ao ver que somente Deus pode ser um Pai perfeito pra suprir sua carência! A carência pode lhe deixar cego(a) e você se arrependerá depois.

3.     “Casando posso fazer o outro feliz”: ao contrario da motivação egoísta de casar para ser feliz, essa é direcionada para a pessoa amada e é verdadeira (Ler 1 Co. 13). Você deve pensar é fazer o outro feliz.

4.     “Casando posso ficar com essa pessoa por toda a minha vida!”: Sempre digo aos jovens que o mais importante na decisão de casar não é perguntar: “Eu quero me casar com ele(a)?”, mas sim perguntar a si mesmo: “Eu quero viver com ele(a) para o resto da minha vida?”. Casamento diante da Palavra de Deus é para toda a vida e Deus só fala palavras duras contra o divórcio.

5.     Casando vou construir uma família”: a primeira instituição criada por Deus é muito importante e deve ser honrada e valorizada. O casamento é forma correta de começar uma nova família.

6.     Casando posso ter filhos protegidos dentro de um casamento”: Às vezes você não teve pais bem casados e com isso houve conseqüências ruins em sua vida. Não vale a pena revoltar, mas sim construir uma nova história pra você! Um dos primeiros mandamentos dado por Deus é muito importante: “crescer e multiplicar e encher a terra”. Se você tem essa motivação, está certo em tê-la, pois os filhos são herança do Senhor. A mentalidade atual diz que filho não é bênção e alguns homens e algumas mulheres influenciadas por essas doutrinas malignas também não querem ter filhos. Isso é cegueira espiritual e esses precisam ter suas mentes renovadas pela Palavra de Deus (Rm. 12:1-2). A pessoa que não quer ter filhos, muitas vezes tem motivações egoístas ou tem feridas do passado que não foram curadas. Os filhos são bênção do Senhor e mandamento dele para multiplicação de seu povo!

7.     “Casando vou fortalecer a igreja”: a igreja é a família de Deus e as famílias dentro da igreja fortalecem o Corpo de Cristo e o fazem crescer e multiplicar!

8.     Quero casar para ter um ministério juntamente com esse(a) homem (mulher) de Deus”: Essa é uma motivação saudável, pois Deus criou a mulher e o homem para andar juntos. Deus criou a mulher da costela, pois a costela não fica na frente nem embaixo e nem em cima do homem, mas do lado – para andar junto. A costela da sustentação!

9.     Quero casar, pois estou abrasado”: a palavra de Deus diz que é melhor casar do que viver abrasado. Isso não significa que você estará casando somente por causa de sexo ou que você já esteja fornicando, mas que você está sendo tentado. A tentação não é um pecado até que seja consumada. Evitar até a tentação é também evitar o pecado (que leva a morte).

10.  Quero casar para ficar com o(a) meu(minha) melhor amigo(a) para o resto da vida”: a amizade é o verdadeiro relacionamento que deve existir antes do noivado. A Bíblia não fala a respeito de namoro, pois namoro é um padrão de relacionamento mundano. Já conheci vários crentes que casaram achando que a pessoa era de um jeito, mas ela era de outro, pois não existiu a amizade. Na amizade você conhece verdadeiramente o outro e quer ficar com ele para o resto da vida! Chame isso da forma que quiser: amigorada, corte, romance a maneira de Deus, amizade colorida etc. Só não tenha padrões mundanos como: ciúmes, inveja, ira, fornicação, difamação sexual, imoralidade sexual etc. Entretanto, padrões santos: amizade, confissão, verdade, lealdade, fidelidade, comprometimento, bênção dos pais, luz, Palavra de Deus etc.

By : Philip Rose
Colaboração: Priscilla Rose

0 comentários:

Postar um comentário